top of page
CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE.

 
Habilidades

(EF08EF09) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
(EF08EF22*) Identificar e discutir as contribuições da prática da ginástica de conscientização à melhoria da qualidade de vida.


BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA

 
QUADRO GINÁSTICAS.png
Exercício físico em excesso e uso de medicamentos.
Prática excessiva de exercício físico

• A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia.

• A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada.

• A pessoa, que tem vigorexia, possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo.
Vigorexia2.jpg
• O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:
 
  1. Tremores e movimentos involuntários nos músculos;
  2. Cansaço extremo;
  3. Perda de fôlego durante o treino;
  4. Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

• Os principais riscos do excesso de exercícios físicos, são:
 
  1. Tendinite;
  2. Fraturas;
  3. Fascite plantar;
  4. Problemas para dormir;
  5. Diminuição da imunidade.
Lesão.jpg
bottom of page