top of page
ATIVIDADE 01
GINÁSTICA - GINÁSTICA ALTERNATIVA
É cada vez maior o número de pessoas que buscam no exercício físico a redução do estresse, a consciência corporal, o equilíbrio emocional, enfim, qualidade de vida.
A fim de atender a tais necessidades, foi criada a ginástica alternativa, que recebeu essa denominação por representar uma mudança significativa na estrutura da Cultura de Movimento atual.
A ginástica alternativa não preconiza a superação, o rendimento, a apresentação em espetáculos, nem a melhora da execução, mas sim a busca de um bem-estar que se dá pelo (re)conhecimento de si, por meio da percepção do movimento e do corpo.
POR QUE ALTERNATIVA?
A palavra “alternativa” significa “optativa”, aquilo que vai para “além do tradicional”, ou mesmo “fuga do tradicional”, pois se refere a uma mudança radical e profunda no planejamento, na tomada de decisão e na avaliação da Cultura de Movimento dos nossos tempos. É um “movimento” que nasceu com o ser humano, evoluiu com a civilização, perdeu-se no tempo e foi restaurado em função das necessidades, desejos e interesses do homem, da mulher, do adulto, do jovem, da criança, do idoso, das pessoas com deficiência, enfim, de toda a humanidade; das pessoas carentes e necessitadas de experiências que trouxessem de volta, em simbiose, a força e a sensibilidade.
(São Paulo faz Escola: Caderno Professor. 2014 V. 2; 2 EM. p. 54).
HOLISMO E LUDICIDADE
A ginástica alternativa é aquela que tem princípios na suavidade, no holismo e na ludicidade. A suavidade está nos movimentos leves e harmoniosos com intensidade baixa. O holismo, que vem do termo grego holos, que significa “o todo”, ou seja, o indivíduo percebe em sua prática, o todo: ideia, sentimento e espírito e, não somente o movimento. A ludicidade está na realização dos movimentos por prazer, como se estivesse brincando, sem a obrigatoriedade de resultados.
PILATES
Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
FONTE: https://blogpilates.com.br/o-que-e-pilates-o-que-voce-precisa-saber/

.jpg)
ANTIGINÁSTICA
A antiginástica é um método desenvolvido nos anos 70, pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, que tem por objetivo desenvolver uma melhor consciência do próprio corpo, utilizando movimentos sutis, mas rigorosos que respeitam todas as mecânicas corporais e movimento todos os músculos.
Este método pode ser feito em qualquer idade, pois respeita as limitações de cada corpo, permitindo uma ligação completa entre a mente e o corpo, ao mesmo tempo que melhora a amplitude e a força, sem forçar posicionamentos corporais.
.jpg)
.jpg)
IOGA
Yoga ou Ioga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

.jpg)
TAI CHI CHUAN
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.
.jpg)
.jpg)
Comparando as Ginásticas

TEMA: 02
CORPO, SAÚDE E BELEZA - EXERCÍCIO FÍSICO E PRÁTICA ESPORTIVA
EM NÍVEIS E CONDIÇÕES ADEQUADOS
Existem causas variadas para o surgimento de lesões, que afetam tanto atletas como não atletas. Os atletas, entretanto, apresentam um suporte mais apropriado para o treinamento: piso adequado, acompanhamento médico permanente, equipamentos de ponta, alimentação monitorada etc. Esse suporte é necessário porque a performance exigida de um atleta é muito maior, e a sobrecarga contínua sobre as estruturas osteomioarticulares favorece o surgimento de lesões.
As pessoas que praticam um esporte ou exercícios físicos (ainda que regularmente) em um contexto de lazer não sofrem pressão por resultados, a não ser por autoimposição ou para atingir determinados padrões estéticos. Contudo, as condições para a prática, em geral, apresentam inadequações, como:
a) Falta de local apropriado: tanto no que se refere ao piso – como no caso dos corredores de rua que correm no asfalto e que com o tempo desenvolvem lesões ocasionadas pelo impacto – como no que se refere às condições de segurança. A falta de ciclovias expõe os ciclistas a riscos de atropelamento e queda.
.jpg)
.jpg)
b) Negligência em relação aos equipamentos de segurança: ausência de capacetes e cotoveleiras para ciclistas e skatistas, de tênis com amortecimento para as pessoas que praticam atividades de impacto, bem como de vestimentas que absorvem o suor e liberam calor. Dessa forma, os praticantes ficam expostos a lesões traumáticas, lesões por esforço repetitivo e mal-estar durante a atividade.
.jpg)
.jpg)
c) Prática sem orientação profissional: os chamados “atletas de fim de semana” e pessoas que se autoprescrevem exercícios físicos suprimem as etapas de preparação para a prática de esportes e/ou exercícios físicos. Em virtude da falta de orientação, podem não observar os princípios de treinamento, tornando-se suscetíveis a lesões.
.jpg)
.jpg)
SUGESTÕES DE LEITURAS
SUGESTÕES DE VÍDEOS
TEMA: 03
CONTEMPORANEIDADE - CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Você conhece alguma pessoa com deficiência? Provavelmente, sim. Mas você conhece pessoas com deficiência que sejam atletas, que pratiquem esportes? Infelizmente, ainda é disseminada a visão preconceituosa e equivocada de que as pessoas com deficiência não conseguem praticar atividades físicas e esportivas. Veja a diversidade de práticas esportivas adaptadas para as pessoas com defi ciência, cujo ápice ocorre nos Jogos Paralímpicos.
Confira os esportes que integram as Paraolimpíadas e que são praticados por pessoas com deficiência com graus variados de gravidade: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro, tiro com arco, vela e voleibol.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


bottom of page