top of page

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico, emocional e espiritual dos indivíduos em sociedade. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida)

ATIVIDADE 01: LAZER E TRABALHO

LAZER

A Constituição Federal Brasileira garante o direito ao lazer a todos os cidadãos. Portanto, você tem o direito, e o Estado, o dever de proporcionar espaços e equipamentos destinados ao lazer.

 

O lazer é uma  atividade prazerosa que acontece durante o “tempo livre”, livre não apenas do trabalho, mas de qualquer obrigação, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações ...

download (1).jpg
download.jpg
images.jpg

TRABALHO

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades. É com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si.

Trabalho.png

ATIVIDADE 02 - CONTEMPORANEIDADE: JOGOS VIRTUAIS 

E O USO DA TECNOLOGIA

São chamados jogos virtuais os jogos eletrônicos jogados via Internet. Neles, um jogador com um computador, vídeo game ou aparelho eletrônico conectado à rede ou não, pode jogar com outros sem que ambos precisem estar no mesmo ambiente, sem sair de casa, o jogador pode desafiar adversários que estejam em outros lugares do país, ou até do mundo. Tudo em tempo real, como se o outro estivesse lado a lado, de forma que esta categoria de jogos abre novas perspectivas de diversão. No entanto, atualmente alguns fatores dificultam sua disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem. Também há de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão. E grande maioria dos jogos apresenta moedas virtuais, na quais são adquiridas com dinheiro de verdade, muitas destas moedas trazem benefícios exclusivos para os jogadores

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_on-line

images.jpg
images (1).jpg

O que é a vida virtual?

 

 Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital).

Game1.jpg
Game2.jpg

Práticas reais de jogos virtuais

 

​Será que muitas das estratégias utilizadas pelos jogadores e vários dos gestos praticados pelos personagens nos games podem ser transpostos para o mundo real?

Game6.jpg
Game7.jpg

A CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DOS VIDEOGAMES

O primeiro videogame surgiu como um passatempo para visitantes de uma instalação militar nos EUA, onde o cientista William Higinbothan, para deixar mais divertida a visita, criou, a partir de um osciloscópio de um aparelho reprogramado que media a alteração do percurso de mísseis, um tipo de jogo de tênis, conhecido como Tennis For Two. Os jogos tiveram a necessidade de se modificar e tornar cada vez mais imersivos, interativos e, em alguns casos, um lazer coletivo, pelas necessidades de um lazer prático e com possibilidades de socialização. 

SUGESTÕES DE SITES

ATIVIDADE 03 - DANÇA: SAMBA

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação.

Samba.jpg
download (1).jpg

Samba-Enredo

Dentre os quesitos apresentados por uma escola de samba durante o carnaval, o mais importante deles é o samba-enredo, onde conta-se de forma resumida a história que a agremiação apresentará.

Surgiu no Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola de samba que levou a novidade para a passarela. O sucesso foi tão grande que as outras agremiações aderiram ao modelo.

A escolha do samba-enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. Mas a escolha do samba é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica.

https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/samba-enredo.htm

Enredo.jpg
Enredo 2.jpg

Samba de roda

O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.

Normalmente o samba tem início depois que são concluídas as rodas de capoeira, visando o entretenimento das pessoas aí presentes. Esta modalidade musical é repleta de disposição e de bom-humor, é o momento em que as mulheres revelam sua graça e voluptuosidade.

A musicalidade convencional nascida do sincretismo afro-brasileiro está ligada essencialmente à dança, vinculada intimamente, por outro lado, à capoeira, modalidade cultural que engloba luta, no mais puro estilo marcial, arte popular, música, ingredientes africanos e lúdicos, entre outros. O samba de roda é, portanto, executado ao som de pandeiros, atabaques, berimbaus, violas, chocalhos e, naturalmente, das vozes que cantam e das palmas vibrantes.

Este ritmo pertence principalmente ao Recôncavo Baiano, embora já tenha se disseminado por vários pontos do Brasil, especialmente pelos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. Os eventos mais aclamados, porém, se desenrolam no largo de Salvador; alguns terreiros de candomblé, como o da Mãe Alice, oferecem o melhor samba de roda do país, na sua expressão mais primitiva. Neste local é possível observar o desempenho de baianas célebres, entre elas Nita, Edinha, Marinalva, Joselita, entre outras, integrantes da conhecida Turma de Bimba, muito popular nas décadas de 50 e 60.

https://www.infoescola.com/musica/samba-de-roda/

roda.jpg
roda2.jpg

Bossa Nova

A Bossa Nova uniu a música tradicional, o samba, com uma harmonia mais sofisticada, modernizando e internacionalizando a música popular brasileira. Oficialmente, diz-se que a Bossa Nova começou num dia de agosto de 1958, quando chegou às lojas de discos um álbum duplo de 78 rotações, do selo ODEON, do cantor e violonista João Gilberto. Mesmo que alguém conteste essa idéia, alegando que já havia uma predisposição para o aparecimento desse novo jeito de se fazer música, ninguém discorda que o disco de João Gilberto é um marco, pois trazia uma interpretação inovadora para a música que dava título ao LP, Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes), com uma “levada” de violão originalíssima e um estilo de cantar totalmente coloquial.

https://musicabrasilis.org.br/temas/bossa-nova

bossa2.jpg
bossa.jpg

Pagode

O termo "pagode" está presente na linguagem musical brasileira desde, pelo menos, o século XIX. Inicialmente, era associado às festas que aconteciam nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a bebidas alcoólicas e cantoria. Com o passar do tempo, o termo "pagode" começou a ser usado como sinônimo de samba, por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, ou, seus pagodes.

Como vertente musical, o pagode nasceria exatamente dessa manifestação popular completamente marginal aos acontecimentos musicais dos grandes meios de comunicação brasileira. A partir do surgimento de nova geração de sambistas no Rio de Janeiro nos anos oitenta, oriunda desses pagodes e que inovaria a forma de se fazer samba, o termo "pagode" batizaria espontaneamente o novo estilo musical derivado do samba. O samba e o "pagode" são gêneros muito diferentes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pagode_(estilo_musical)

pagode.jpg
pagode2.jpg

Alguns instrumentos mais comuns usados no Samba

– Cavaquinho

O cavaquinho parece um violão pequeno, mas só tem quatro cordas e tem som mais agudo. Tocado com uma palheta, ele é um dos principais instrumentos do samba de roda, samba raiz e também do grupo de pagode.

cavaquinho.jpg

– Violão

O violão é o instrumento perfeito não só no show de samba como em vários outros ritmos musicais. Feito em madeira, ele pode ter seis ou sete cordas, as quais podem ser dedilhadas ou tocadas com palheta.

violão.jpg

– Pandeiro

Oriundo da África oriental, o pandeiro é um instrumento de percussão completo. Feito de madeira, com platinelas com som agudo, afinadores e coberto com a pele de nylon, dá um ritmo característico ao samba de roda. Coberto com a pele de animal, é ideal para tocar num show de chorinho

Pandeiro.jpg

– Surdo

O surdo é um dos instrumentos do samba que não podem faltar em qualquer comemoração. Seu som grave traz o peso que uma roda de samba precisa, além de fazer com maestria a marcação seja em um partido alto ou samba canção. Produzido em madeira e ou alumínio, o surdo pode ser coberto metade com nylon e metade com couro ou então ser revestido totalmente com couro. Ele é tocado com as duas mãos, a mão com baqueta bate do couro e outra mão vem abafando as batidas e toques.

surdo.jpg

– Tamborim

Produzido em alumínio e coberto com nylon, o tamborim é um dos instrumentos do samba que mais chamam a atenção. Ele é utilizado para efeitos e é tocado no teleco teco aos desenhos de uma bateria de escola de samba. A forma de tocar é com uma baqueta batendo no nylon 3×1.

tamborim.jpg

– Cuíca

A cuíca é um instrumento do samba produzido por metal, revestido por couro com uma vareta no meio do couro, chamado de cambito.

Ela é tocada com um pano umedecido, para fazer o som da cuíca roncar. Ao colocar uma das mãos dentro do instrumento, é necessário apertar com o pano úmido em cima do cambito, fazendo movimentos para frente e para trás. A outra mão vai pelo lado de fora, apenas com os dedos vai pressionando e soltando o couro. Quanto mais próximo do centro, o timbre fica mais agudo.

cuica.jpg
bottom of page