ATIVIDADE 01 - ESPORTE: TCHOUKBALL
Esse jogo criado na década de 1960 por um médico suíço, nascido em Genebra, chamado Hermann Brandt. Você sabe por que um médico resolveu criar um novo jogo?
Durante sua vida profissional, Brandt demonstrou especial interesse pela medicina esportiva. Constatou que os traumas de atletas com lesões, na maioria das vezes, resultavam de agressões, comuns nas modalidades esportivas coletivas de contato.
O tchoukball surgiu, então, como um esporte sem contato físico, tornando-se conhecido como “esporte da paz”. Nenhum ato de perturbação ou obstrução é permitido no jogo, tanto no ataque como na defesa.
O tchoukball é um jogo que se assemelha a outros esportes, como o handebol ou o voleibol, mas tem também muitos diferenciais interessantes. Vejamos alguns: as duas equipes podem circular pela quadra toda e atacar nos dois quadros de remissão; cada equipe tem no máximo três passes para arremessar no quadro de remissão; não pode haver contato físico; não é permitido interceptar ou roubar a bola do adversário.

.jpg)
Título 2
CONHEÇA UM POUCO SOBRE O TCHOUKBALL
ATIVIDADE 02 - CORPO SAÚDE E BELEZA: DOENÇAS HIPOCINÉTICAS
Você já ouviu falar dos efeitos nocivos da má alimentação e do sedentarismo? No ranking de mortalidade, as doenças cardiovasculares, para ambos os sexos, aparecem em primeiro lugar, seguidas de acidentes e homicídios para homens e câncer para mulheres. As doenças apresentam fatores de risco, ou seja, você está mais propenso a desenvolvê-las quanto mais desses fatores agrega. Há fatores de risco modificáveis (fumo, sedentarismo, má alimentação, álcool e estresse) e não modificáveis (hereditariedade, envelhecimento, sexo e etnia). Você já conhece os benefícios do exercício físico para o controle da obesidade. Os benefícios do exercício físico para o controle da hipertensão arterial, do diabetes mellitus e dos níveis elevados de colesterol, uma vez que essas doenças têm maior prevalência sobre sedentários e, por isso, são chamadas de doenças hipocinéticas. Neste caso o hipertenso, o diabético e o portador de taxas elevadas de colesterol devem evitar alimentos com alto teor de gorduras, sal, massas, açúcar, pois esses alimentos contribuem para elevar as taxas de glicose, a hipertensão e o colesterol.
.jpg)

Hipertensão arterial
Dizemos que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial está acima de 140 × 90 mmHg (milímetros de mercúrio). Mas atenção! Essa referência é para pessoas com idade superior a 18 anos e deve se repetir por, pelo menos, três vezes consecutivas. Fumo, álcool, café, estresse e drogas podem ocasionar elevações da pressão arterial.
A maioria das pessoas nem sabe que é hipertensa; por isso, fique atento se alguém que você conhece apresentar os seguintes sintomas: forte dor de cabeça, tontura, visão turva, dor no peito, ansiedade e sensação de mal-estar, pois essa pessoa pode estar sofrendo uma crise hipertensiva.
Crises hipertensivas podem levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral. Mas há tratamento e, por meio de medicação, o paciente pode levar uma vida normal. Diminuição da ingestão de sal, emagrecimento (se for obeso, ou estiver com sobrepeso) e exercícios físicos são essenciais para o sucesso do tratamento.
O sedentarismo também é fator de risco para hipertensão: uma pessoa inativa tem menor resistência e, consequentemente, menor capacidade cardiorrespiratória. Um dos efeitos fisiológicos do exercício físico (especialmente, os aeróbios, de longa duração e baixa intensidade) é o efeito hipotensor (diminui a pressão). Estudos mostram que, ao final do exercício, a pressão é menor do que antes de seu início. Portanto, invista na prevenção e pratique exercícios.
.jpg)
.jpg)
Diabetes mellitus
Quando alguém está com o açúcar no sangue constantemente alto ou com hiperglicemia, significa que essa pessoa tem diabetes. Há dois tipos de diabetes: tipo I, também conhecido por diabetes infantojuvenil, e tipo II, o diabetes da fase adulta.
No tipo I, ocorre destruição das células que produzem a insulina (hormônio que regula o metabolismo dos açúcares), ou seja, o pâncreas não produz mais insulina ou o faz de forma insuficiente. No tipo II, a insulina é produzida, mas a sensibilidade
celular para ela é baixa, ou seja, o organismo vai se tornando, aos poucos, resistente
à insulina. O tipo II é o mais comum e os fatores de risco no decorrer da vida são o sobrepeso e o sedentarismo.
O risco de doenças como acidente vascular cerebral, distúrbios renais, cegueira e problemas cardíacos é maior para os diabéticos.
.jpg)

Os sinais de alerta para diabetes são:
• sensação frequente de sede;
• cansaço e fraqueza;
• apetite alterado, ora faminto, ora sem fome;
• dor de cabeça frequente;
• vertigens (ocasionais);
• necessidade constante de urinar.
.jpg)
X
.jpg)
ATIVIDADE 03 – EU E MEUS HÁBITOS DE VIDA!
PORQUE É TÃO IMPORTANTE SE MOVIMENTAR?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos a metade dos brasileiros não pratica atividade física com frequência. Muitos sequer caminham nos deslocamentos para o trabalho ou para o lazer.
O sedentarismo está associado a uma série de doenças. Por isso, médicos e especialistas alertam para a necessidade da prática de, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física.
A prática regular de exercícios reduz a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares, além de regular o nível da pressão arterial, a taxa de colesterol e o metabolismo de açúcares no organismo. E ainda existe um ganho importante de disposição e qualidade de vida.

.jpg)
POR QUE A PREOCUPAÇÃO COM O SEDENTARISMO?
Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física a partir da adolescência. Em todo o mundo, cresce a incidência de obesidade, e há relação, em parte, com a falta do hábito de exercitar-se. O estilo de vida moderno implica muito mais em gastar o tempo livre com TV, computador, jogos on-line etc., do que com prática de esporte, por exemplo.
.jpg)

COMO É FEITA A ESCOLHA DA ATIVIDADE FÍSICA ADEQUADA?
Considere os seguintes fatores:
Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular e a continuidade, por isso é importante que a pessoa tenha prazer em realizá-la. Do contrário, tudo servirá de desculpa para não levar a prática da atividade adiante.
Aptidão necessária: algumas modalidades dependem de habilidades específicas. Nesses casos, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando a partir de atividades mais leves.
.jpg)
COMO EVITAR AS LESÕES?
Antes de iniciar a prática de atividades de impacto, verifique se os equipamentos necessários estão devidamente ajustados e se não existem riscos. Alongue-se e faça uma sessão de aquecimento completa. O aquecimento correto eleva a temperatura do corpo, aumentando a força da contração muscular e ajuda a prevenir lesão, distensão ou torção. O alongamento permite desenvolver ainda a flexibilidade do corpo, amenizando dores musculares que podem aparecer após a atividade.
https://www.leforte.com.br/porque-e-tao-importante-se-movimentar/
.jpg)
.jpg)
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS PARA SUA AUTOESTIMA!
Por Vanessa Campos
-
Circulação colateral
-
Eficiência cardíaca
-
Retorno venoso
-
Conteúdo de oxigênio no sangue
-
Tolerância ao estresse
-
Melhora qualidade do sono
-
Manutenção ou menor perda de massa muscular
-
Níveis de força e resistência
-
Melhoria ou manutenção de níveis adequados de flexibilidade
-
Reduz sintomas depressivos
-
Melhoria ou manutenção de coordenação motora equilíbrio
Resumindo o que não faltam são benefícios fisiológicos e psicológicos para nosso organismo com a prática de exercícios físicos!
http://www.revistaurbanova.com.br/a-importancia-de-movimentar-se/
.jpg)