top of page
Unidade Temática: Danças

Objeto de Conhecimento: Danças urbanas

Habilidades

(EF06EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
(EF06EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças urbanas.

 
Screenshot_1.png

OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS

Dança como linguagem universal.

A dança é uma manifestação artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou até mesmo sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana. A primeira demonstração expressiva do ser humano foi realizar movimentos de bater os pés no chão, e aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo posteriormente outros ritmos, como ao utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos, com o intuito de agradecer, pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde o evento foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias danças diferentes foram sendo criadas e divulgadas por todo mundo.

QUE ÉPOCA É ESSA?

 

MOVIMENTO CORPORAL:

FLUXO

Qualidade de Movimento que se refere a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento – fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.

FLUXO LIVRE: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa.
Fluxo livre.jpg
FLUXO CONDUZIDO OU CONTROLADO: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento.
Fluxo controlado 2.jpg
FLUXO INTERROMPIDO: É o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados.
Fluxo controlado.jpg
Fluxo controlado.jpg
ESPAÇO

Pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual está), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a outro corpo e o corpo e outro objeto.

NÍVEIS: (em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
• DIMENSÃO: é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou altura) e profundidade. É o que Laban chama de ``plano de mesa’’ (largura), ``plano de porta (altura) e plano de roda (frente/trás).
• DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço. Devemos sempre ficar atentos para o que Laban chama de direção, que indica, na verdade, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções (sentido; onde se vai): Frente, trás, lado, diagonais, em cima, em baixo.

TEMPO

A velocidade em que são realizados determinados movimentos pode ser rápida, moderada e lenta. É uma qualidade bastante subjetiva, pois se deve sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.

RÁPIDO: Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada.
LENTO: Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se deslocando em uma folha.
MODERADO: É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo, uma caminhada tranquila numa praça.
Screenshot_2.png
DESVENDANDO O UNIVERSO DA GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

OBJETIVOS

Conhecer novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano.

 

O QUE É GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.
Os objetivos da Ginástica de condicionamento físico caracterizam-se pelo exercício orientado que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. São organizadas em sessões planejadas de movimentos repetitivos, com frequência e intensidade definidas.

step.jpg
Cond.Físico.png

Ginástica de condicionamento físico e capacidades físicas

Screenshot_1.png

Exercícios e capacidades físicas

Movimento/Exercício: Flexão de braço
Capacidade Física: Força

FLEXÃO DE BRAÇO.png
Movimento/Exercício: Prancha frontal
Capacidade Física: Resistência
PRANCHA.png
Movimento/Exercício: Alongamento
Capacidade Física: Flexibilidade
ZIGZAG.png
Movimento/Exercício: Escadinha/Zig Zag
Capacidade Física: Agilidade
ESCADINHA.png
DIFERENTES TIPOS DE GINÁSTICA
GINÁSTICAS.png

OBJETIVOS

  • Entender as diferenças entre Atividade física e Exercício físico;

  • Diferenciar os tipos de condicionamentos físicos (Aeróbio e Anaeróbio)

Enquanto a atividade física refere-se a qualquer tipo de movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física.

Tipos de condicionamento

A Ginástica engloba diferentes tipos de condicionamento, sendo os principais: Condicionamento Aeróbio e Condicionamento Anaeróbio.

Condicionamento Aeróbio

• O condicionamento aeróbio é caracterizado por exercícios de longa duração e baixa intensidade, como corrida, ciclismo e natação. Esse tipo de exercício é executado em um ritmo constante e utiliza principalmente os sistemas cardiovascular e respiratório para fornecer oxigênio aos músculos. O resultado desse processo é uma melhora na capacidade do corpo em utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, o que leva a um aumento da resistência.


















Condicionamento Anaeróbio
• O condicionamento anaeróbio, por outro lado, é caracterizado por exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso, corridas curtas e saltos.










 
Ginástica Aerobica.jpeg
corrida.jpeg
Condicionamento-Aeróbico-370x260.png
musculação.jpeg
musculação2.jpeg
AEROBICO.jpg
image.png
image.png
image.png

EQUIPAMENTOS DE MUSCULAÇÃO

A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS ATIVIDADES FÍSICAS
 

É possível perceber a ideia crescente que o exercício físico tem como conseqüência a saúde do praticante, entretanto, embora um corpo ativo tenha respaldo no senso comum ser mais saudável, essa concepção não é necessariamente verdade.

Ou seja, não podemos afirmar que quando mais exercícios mais saúde ou que uma pessoa que não pratica exercício não seria saudável.

Outro parâmetro que temos que levar em conta é a popularização do fitness como mercado e conseqüentemente a venda deste “produto” na imprensa. Há de forma expressiva influência das mídias sociais no comportamento das pessoas.

Midia.jpg
Em 2019, um quarto do conteúdo consumido pela população mundial veio da internet, ultrapassando assim a TV. Isso com certeza gera novos hábitos, entre eles os relacionados a pratica de exercícios físicos.
 

Para se ter uma ideia, no Brasil há um crescimento elevado do uso de redes sociais, com 78,3 milhões de pessoas, o brasileiro, em média, gasta:

  • 5,26 horas por dia conectado à internet;

  • 3,47 horas com acesso móvel;

  • 3,47 horas navegando nas redes sociais (via mobile ou fixo);

  • 2,49 horas assistindo televisão.

Midia3.jpg

A busca de informações sobre atividade física ficou no mesmo padrão de colocação anterior onde a internet continua sendo o meio mais utilizado pelos praticantes entrevistados, alcançando 78,4%.

professor de Educação Física ficou em segundo lugar com 58,8%; seguido pela televisão com 17,6%, livros com 7,8%, revistas com 5,9% e jornal como última opção escolhida por 2% da amostra.

Um fato assustador deste cenário, é que mesmo diante do livro acesso ao professor, ele não é a fonte mais consultada de informação sobre exercício físico.

Midia4.jpg

O incentivo às praticas físicas é apoiado pela maioria dos profissionais de saúde, contudo o “influenciador digital” não tem controle sobre particularidades fisiológicas, mecânicas, sociais e emocionais dos seus seguidores, estes parecem acreditar que a reprodução do exercício com fidelidade, como demonstrado na rede social terá o efeito similar ao visto pelo executante.
 

O profissional com a formação adequada e segura para a aplicação desses exercícios é o de Educação Física, pois quando a atividade é reproduzida de forma incorreta pode trazer prejuízos aos praticantes.
 

 Nas últimas décadas, pelo próprio desenvolvimento científico no campo das ciências médicas e da saúde, a Educação Física passou a ser peça chave na prevenção e no tratamento de diversas doenças e na própria promoção da saúde.

Midia5.jpg
bottom of page