ATIVIDADE 1 – GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
HABILIDADES:
(EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
(EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Ginástica de conscientização corporal.
As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares, como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença. Quando realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros.
Ela é realizada com o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos. Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores musculares e alivia tensões emocionais.
Disponível em: https://www.dicaseducacaofisica.info/ginastica-bncc-educacao-fisica
-Disponível na apostila práticas corporais alternativas para as aulas de Educação Física.
GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.
PILATES
Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
FONTE: https://blogpilates.com.br/o-que-e-pilates-o-que-voce-precisa-saber/
IOGA
Yoga ou Ioga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.
Ginástica de condicionamento físico
Praticamente todos os exercícios que você faz em casa ou na academia são uma forma de condicionamento físico, mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada tipo de atividade.
Condicionamento Aeróbico
Quando você sai para um mergulho matinal, para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está colocando seu corpo através de condicionamento físico aeróbico. O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.
.jpg)
Condicionamento anaeróbico
O exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico, envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida. A ginástica de condicionamento físico metabólico abrange exercícios como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.
.jpg)
Construindo Músculo e Força
Além do condicionamento aeróbico e metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal. Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes.
O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.

Condicionamento Cardiorrespiratório
Quando você se exercita regularmente, a necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua corrente sanguínea em abundância. Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo.
Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício.
.jpg)
ATIVIDADE 2 – GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Crossfit
O Crossfit é uma marca criada por Greg Glassman e Lauren Jenai em 2000, nos Estados Unidos, elaborada como um programa de exercícios físicos que visava a competição esportiva entre os praticantes. Mais tarde a competitividade foi sendo deixada de lado, passando a ser classificada como ginástica de condicionamento físico, utilizando a sua metodologia de treinamento intenso para a melhoria da performance de seus praticantes.
Os treinos são baseados em exercícios físicos que incorporam movimentos funcionais (corrida, caminhada, agachar, levantar, puxar, empurrar), treinos constantemente variados (em cada dia de treino é realizada uma série de exercícios físicos diferentes, trabalhando as variadas capacidades físicas de maneira equilibrada) e treinos com movimentos de alta intensidade (a alta intensidade na realização dos exercícios físicos, dentro da capacidade de cada pessoa, resultará na melhoria do condicionamento físico e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida).
As sessões de Crossfit são constituídas por três partes, sendo:
1 – Aquecimento: é o preparo do corpo para o treino;
2 – Técnica: o instrutor explica e demonstra a realização correta de todos os exercícios físicos que
serão realizados naquele dia;
3 – WOD: Workout of the Day, a “missão do dia”, ou o “treino do dia”, é a sessão de treinamento preparada pelo instrutor para aquele dia específico e que deverá ser realizada pelos seus alunos, podendo contar com alguns desafios cronometrados.
Em suas sessões podem ser utilizados alguns equipamentos, como as cordas navais ou náuticas, as cordas para exercícios de pular, as escadas de agilidade, elásticos extensores, wall balls, argolas, cintos de tração, power bags, rodas para exercícios abdominais, cones, gaiolas para treinamento, caixas de salto, entre outros; ou simplesmente utilizando o próprio corpo.
O Crossfit traz diversos benefícios ao praticante, tais como: a perda de peso, o aumento do tônus muscular, a melhoria das condições cardiorrespiratórias, redução do estresse, além de desenvolver e
melhorar a resistência física, a força, a potência, a precisão, a agilidade, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio.
Riscos do CrossFit
Assim como qualquer prática física, o CrossFit também pode oferecer riscos. Segundo uma pesquisa feita no Reino Unido, lesões são comuns no CrossFit durante a exercícios de alta complexidade ou por repetição até a fadiga.
De acordo com o estudo, 3/4 dos 132 voluntários relataram lesões na coluna e nos ombros após a prática. Dentre eles, nove apresentaram necessidade de cirurgia para recuperação.
Já um outro estudo, realizado por pesquisadores da Santa Casa de São Paulo, no Brasil, analisou a participação do professor nas lesões. De acordo com a pesquisa, o nível de envolvimento do profissional está diretamente ligada ao risco de lesões. Por outro lado, o estudo também aponta que o CrossFit pode ser considerado inofensivo em comparação com o número de lesão em outros esportes.
As comparações, no entanto, ainda são preliminares, já que as práticas comparadas carregam muitas diferenças.


HIIT (High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta
Intensidade
O HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, foi criado por Daphnie Yang em 2013. Sua metodologia de treinamento é baseada nos princípios do método Tabata, utilizado para treinar patinadores olímpicos. O método consiste em exercícios físicos realizados em 8 ciclos com 20 segundos de duração, com a maior intensidade possível, intercalados com ciclos de 10 segundos de descanso. As sessões de treinos de Izumi Tabata com os patinadores duravam ao todo 4 minutos, e eram realizadas em bicicletas especiais para que pudessem atingir altas velocidades.
Os princípios do treino de HIIT são:
1 – Alta intensidade: os exercícios físicos são realizados de maneira cronometrada em alta intensidade, com muitas repetições, elevando seu batimento cardíaco e o gasto calórico;
2 – Recuperação: os intervalos de descanso para a recuperação podem ser ativos, ou seja, realizando algum exercício físico em baixa intensidade.
O HIIT é baseado em exercícios físicos funcionais (como agachamentos, polichinelos, corrida no lugar, saltos e saltitos, entre outros), não requer equipamentos e traz diversos benefícios ao praticante como: perda de peso, controle da hipertensão, melhoria das condições cardiorrespiratórias, diminuição dos níveis de colesterol ruim, e melhoria do condicionamento físico.
Os riscos do HIIT
Os riscos de praticar esse tipo de treino sem conhecimento e orientação profissional. “Sem o devido preparo, o treino HIIT pode causar lesões musculares e articulares, com a sobrecarga de exercício”.
Além disso, apesar de não ter nenhuma contraindicação, os exercícios podem ser perigosos para algumas pessoas, pelo menos em uma fase inicial, como hipertensos, com doenças cardíacas, portadores de problemas respiratórios ou que tenham hérnias, por exemplo.
Nesses casos, é recomendado que o aluno faça uma avaliação médica e siga realizando as atividades com acompanhamento profissional.

