ATIVIDADE 01 - LAZER E TRABALHO; CORPO, SAÚDE E BELEZA
Ao longo de sua vida escolar você ouviu, debateu e estudou a respeito da qualidade de vida e de sua importância nos dias de hoje. Entre os inúmeros aspectos associados a esse tema estão as questões trabalho e não trabalho, atividade física e sedentarismo.

Você sabia que boa parte do tempo da vida é despendida em trabalhar, estudar, deslocar-sede um lugar para outro, cuidados pessoais de higiene, alimentação, repouso ou preocupação com outras pessoas (atenção a filhos, familiares dependentes, conhecidos), e também participando de atividades e compromissos sociais (trabalhos voluntários, cultos religiosos, associações de bairro.) etc.? Já parou para analisar quanto tempo livre lhe resta para fazer coisas que não sejam obrigatórias e necessárias, só para fazer o que você gosta, para “curtir”, relaxar, ou seja, com liberdade para fazer o que bem quiser do tempo livre?
%20-%20Copia.jpg)
Essa reflexão tem relação direta com a questão do trabalho e do “não trabalho”, que foi e ainda continua sendo motivo de muita polêmica e debate na sociedade em que vivemos. Foram muitos os movimentos que buscaram a redução da jornada de trabalho, o que resultou na conquista de maior tempo livre dos trabalhadores e na necessidade de criar opções de lazer para ocupá-los de forma saudável. A questão da qualidade de vida também está associada a essa equação, pois o estresse provocado pelo excesso de trabalho tem influenciado diretamente na saúde da população, entre outros motivos.
.jpg)
.jpg)
Qual a importância dos espaços públicos de lazer para a comunidade?
Pode-se verificar então que o lazer se destaca nas necessidades sociais, pois ele proporciona ao cidadão momentos de descontração e socialização com outros indivíduos, principalmente em espaços como parques públicos, praças e até mesmo em espaços privados como um shopping.
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG01058_01_O.pdf


Curiosidade
Você sabia que o ser humano passa boa parte das 24 horas do dia envolvido com obrigações diárias, restando-lhe pouco tempo livre para o lazer? Qualidade de vida também inclui tempo para lazer e fruição, lembra? Existe uma forma muito simples para identificar como você ocupa as horas do seu dia.
Considere as 24 horas do dia como o tempo total (TT) disponível para a realização das atividades diárias. Some as horas gastas em atividades como trabalho (atividades domésticas e estudo também entram aqui), transporte (deslocamentos em geral), descanso (durante a noite e também a eventual “soneca” depois do almoço), alimentação (refeições de um modo geral), higiene, engajamento social (trabalhos voluntários, cultos religiosos, grupos comunitários, associações de bairro, atividades sindicais etc.). Se você cuida de outras pessoas (filhos, familiares), inclua o tempo gasto com eles também, pois todas essas atividades acabam sendo obrigações, necessidades. O tempo livre (TL) é o que resta, quando subtraímos do tempo total (TT) as horas gastas na realização das atividades obrigatórias.
Este é o tempo disponível para as atividades de livre escolha, sem compromissos formais, para o nosso lazer e deleite. Isso tudo pode ser expresso por uma fórmula muito simples:
TL = TT – (trabalho + transporte + descanso + alimentação + higiene + engajamento social + cuidados com outras pessoas)
Um exemplo prático: uma senhora trabalha 8 horas em uma indústria; tem 1 hora de almoço, demora ½ hora para tomar café e ½ hora para jantar; demora 1 hora para chegar ao trabalho e outra 1 hora para voltar; gasta, em média, 1 hora com a higiene pessoal durante o dia; dorme em média 6 horas por noite; pela manhã, gasta em média 1 hora para preparar o almoço das crianças; à noite, quando chega em casa, gasta em média 2 horas para cuidar da roupa, da casa e do jantar; 1 hora para cuidar das crianças (banho, alimentação e deveres de casa). Quanto tempo livre resta a essa senhora? Vejamos:
TL = 24 h – (8 + 1 + ½ + ½ + 1 + 1 + 1 + 6 + 1 + 2 + 1) h = 24 h – 23 h = 1 h Resta-lhe uma hora para o lazer, se não surgir nenhum outro compromisso como um culto religioso, uma reunião na associação de amigos do bairro, uma consulta médica ou outra obrigação que não pode deixar de fazer.
O que é lazer na comunidade?
Um projeto de lazer na comunidade, tanto escolar como em geral, visa proporcionar aos indivíduos, benefícios de ordem pessoal, melhorando as suas relações sociais tendo em vista a sociabilização e integração entre os participantes, fazendo com que surjam manifestações de amizade, companheirismo e confraternização.
Os espaços ou equipamentos de lazer públicos na comunidade são necessários para o bem-estar dos moradores, seja por proporcionar lugar para atividades físicas, brincadeiras, jogos, eventos culturais, ou ainda por representar um espaço para o contato com a natureza.

ATIVIDADE 02 - ESPORTE: ORGANIZAÇÃO DE EVENTO ESPORTIVO
Para a boa organização e o bom desenvolvimento do evento, é preciso definir as modalidades esportivas, tradicionais ou não (futsal, basquetebol, handebol, voleibol, atletismo, futebol de mesa, tênis de mesa, judô, xadrez, damas, skate etc.); estabelecer um regulamento que permita a participação de todos de forma equilibrada (instituir categorias e variar as possibilidades de composição dos grupos: masculino, feminino, misto etc.) e justa (adaptação das regras, se necessário, para garantir que todos possam participar), prevendo números mínimo e máximo de participações por aluno. Nesse sentido, talvez seja interessante que o vencedor seja a classe que, no somatório de pontos obtidos nas diferentes categorias e modalidades, conseguir o melhor resultado. Quanto maior o número de participantes nas categorias e modalidades oferecidas, maiores as chances de a classe conseguir o primeiro lugar.

Você sabe diferenciar um campeonato de um torneio? Segundo os autores que escrevem sobre o assunto, os campeonatos são eventos que têm uma duração bastante longa, principalmente em função das características de sua organização. Uma das principais é que todos os participantes se enfrentam pelo menos uma vez. Já os torneios são mais rápidos e podem envolver muitos atletas ou equipes, pois têm caráter eliminatório, o que torna pouco provável o confronto entre todos os participantes, mesmo que seja apenas uma vez.
A organização de torneios nas escolas é bastante comum, especialmente quando as competições ocorrem no período de aulas, a exemplo das competições interclasses, que não podem ocupar muito tempo do período letivo.
Portanto, o que normalmente se chama de campeonato interclasses é, na verdade, um torneio.
.jpg)
.jpg)