Unidade Temática: Ginástica
Objeto de Conhecimento: Ginástica de conscientização corporal
Habilidades
(EF08EF11) Identificar as características da ginástica de conscientização corporal e discutir como a prática dessa manifestação pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
PILATES
Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
FONTE: https://blogpilates.com.br/o-que-e-pilates-o-que-voce-precisa-saber/

.jpg)
IOGA
Yoga ou Ioga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

.jpg)
TAI CHI CHUAN
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.
.jpg)
.jpg)
Comparando as Ginásticas

Curiosidade
Não há nenhum mal em ouvir música durante sua aula de Ioga. Se você pratica em casa, pode escolher a sua música procurando uma lista suave e relaxante na internet ou mesmo compondo sua própria lista de reprodução. A música aumenta a sensação de relaxamento e conforto proporcionado pela prática das asanas (postura confortável e equilibrada), trazendo benefícios como:
• Conduz a uma maior facilidade para esvaziar sua mente, auxiliando na meditação e na concentração;
• Auxilia no efeito relaxante para a realização dos movimentos do Ioga.

BIODANÇA
É uma prática integrativa que tem como objetivo promover a sensação de bem estar através da realização de movimentos de dança baseado em vivências, além disso essa prática promove diálogo não verbal entre os participantes, valorizando o olhar e o toque.
A biodança envolve dança e psicologia e integra os conceitos de biologia, psicologia e antropologia, promovendo a sensação de bem-estar, o relaxamento, o autoconhecimento e a criatividade. Dessa forma, a biodança tem sido utilizada no complemento do tratamento de algumas doenças, como deficiência motora, anorexia, Parkinson e Alzheimer.

BIOENERGÉTICA
Trata-se de um técnica cuja prática é baseada em exercícios e movimentos associados à respiração.
A terapia da Bionergética ativa a nossa energia e quando esta energia é ativada, ela se movimenta em todas partes de nosso corpo.
Através do fluir de nossa energia, com os exercícios da Bioenergética, emoções armazenadas e reprimidas são liberadas, como uma forma de expurgação de sentimentos como:
-
choro;
-
raiva;
-
tristeza;
-
euforia;
-
risos;
-
grito;
-
medo, entre outras emoções.
Os sentimentos que reprimimos ficam retidos em nossa musculatura, provocando tensão.


MÉTODO FELDENKRAIS
O Método Feldenkrais tem seu foco na pessoa e utiliza o movimento como ferramenta para o autoconhecimento. É uma abordagem pedagógica que, através do direcionamento da atenção, aprimora a percepção de si, melhora a função e coordenação motora, permitindo a plena expressão do ser no mundo. Por meio de sequências de movimento, organizadas de maneira a levar o praticante a descobrir seus hábitos e padrões, o Método Feldenkrais oferece um caminho integrativo entre a intenção e a ação.
EUTONIA
A eutonia é outro exemplo de terapia corporal criada a partir de um processo de autocura. O objetivo é o equilíbrio das tensões, que é medido pelo tônus muscular, expressão onde as forças (físicas, psicológicas e espirituais) do ser humano se unem. Se fundamenta em toque corporal e autotoque, além de movimentos com materiais como bolinhas de tênis, bambus, almofadas etc. “As práticas são orientadas para que a atenção da pessoa se focalize no como se faz, que é diferente de o que se faz”.

